sábado, 22 de fevereiro de 2014

Piauí

Fui recebido no Piauí com uma chuva muito intensa. Ainda assim, por volta das 19h liguei para o Edimar, meu contato AME-BR no Piauí que rapidamente foi me receber na entrada da capital e me hospedou em sua casa. Mais tarde saímos para jantar e trocar informações do mundo motociclistico já que ele é outro estradeiro e trabalha com vendas de motos há mais de trinta anos.
14º Dia - 30 Jan 2014 - Teresina/PI - Fortaleza/CE Na manhã do dia seguinte, como de praxe fui tirar as fotos em frente do Palácio Karnak, sede do governo Piauí. Depois de um rápido passeio pela capital, o Edimar me acompanhou até a saída da cidade. Obrigado amigo e à esposa Rose pela acolhida. Estou devendo.
A viagem para o Ceará foi de contemplação. O trecho entre Teresina e Fortaleza foi percorrido inicialmente pela BR 343 via Altos, Campo Maior e Piripiri.
Próximo à Campo Maior, um Memorial construido sobre a rodovia lembra que ali, às margens do Rio Jenipapo ocorreu a Batalha do Jenipapo, quando homens precariamente armados em 1823 lutaram em defesa da pátria, pois, mesmo com a proclamação da independência, D. João VI, rei de Portugal, queria manter o norte do Brasil sob o jugo português. Esta batalha, que muitos afirmam ter sido a mais violenta e sangrenta, foi decisiva para manter o território brasileiro unificado após a independência. Mesmo com esta importância, não me lembro de ter estudado sobre o assunto em minha época de escola.
A aridez do sertão nordestino começa a aparecer na vegetação seca e retorcida.
É muito comum ao longo da rodovia, observar animais, principalmente jegues e bodes soltos. Um perigo para motociclistas! Aqui e acolá, uma carcaça de animal, mostra a necessidade de estar sempre atento. A divisa do Piauí com Ceará surge à frente, 230 km depois de deixar Teresina pela BR 343.

Um comentário: